Notebook PretoÀ princípio, as linguagens de programação eram somente códigos, diferentes dos que são utilizados nos computadores atuais. A sua história está intimamente ligada a história dos computadores, pois as linguagens foram criadas justamente para que o homem pudesse através das máquinas, usar sequências lógicas para resolver um problema. Ao longo dos tempos, diversas foram criadas para um propósito específico. Por isso, pode-se dizer que este é o motivo de existir várias delas.

O tear de Jacquard

Na história da programação é importante mencionar Joseph-Mariae Jacquard, um francês que em 1801 efetivamente criou uma máquina que poderia substituir o homem, o tear de Jacquard. Ele funcionava por meio de um programa que deveria lhe dizer quais fios do tear poderiam passar por cima ou por baixo para que o trançado pudesse ser criado. Esses programas eram cartões perfurados que continham instruções do modelo que deveria ser produzido. Muitos dizem que Jacquard é o pai da programação, embora Ada Lovelace tenha escrito o primeiro programa para a máquina de Babbage.

A Máquina de Babbage

De certa forma, a história da programação teve início com Ada Augusta Byron King ou simplesmente Ada Lovelace (nome da província que morava), a primeira programadora de computadores.

Ada era filha de Lord Byron, um famoso poeta e teve como mentor Augustus de Morgan, um matemático inglês. Ela tinha enormes talentos para a área e quando foi apresentada à Charles Babbage auxiliou-o em sua máquina.

Charles Babbage foi um dos pioneiros na criação dos computadores e propôs em 1822, na cidade de Londres, um projeto de uma máquina de madeira e latão que poderia realizar vários cálculos, baseada nos cartões perfurados do tear mecânico.

Ela traduziu e expandiu uma descrição da máquina analítica de Charles Babbage, considerado o primeiro computador da história e escreveu um programa que poderia funcionar nela. Através da interpretação dos artigos do italiano Luigi Menabrea, ela expôs entre os anos de 1842 a 1843, um artigo contando sobre um método para realizar cálculos com a sequência de Bernoulli. Foi considerado um dos primeiros algoritmos criados que podia ser interpretado pela máquina. Apesar dessa descoberta, ela não foi construída nesse período.

Década de 40

Ao longo dos tempos foi visto que havia necessidade da criação de linguagens para cada tipo de problema. Por isso surgiram os algoritmos que são uma sequência lógica de instruções que poderiam ser executadas por um agente computacional, quer seja humano, mecânico, eletrônico, etc. Os programas de computadores são escritos por meio de algoritmos que atendem a uma linguagem específica. Elas devem ser escritas de acordo com:

  • As regras de sintaxe específicas;
  • Precisa ser universal, onde um problema pode ser facilmente resolvido por ela através de um computador;
  • Deve respeitar as normas de semântica.

As linguagens foram crescendo, algumas em paralelo, outras buscaram caminhos específicos para atender uma função. Isso levou a produção de diferentes tipos de paradigmas, ou seja, estilos de linguagens e objetivos para as quais deveriam ser criadas como por exemplo surgiram linguagens de programação orientadas a objetos, imperativas, funcionais, estruturadas, etc.

Antes da década de 40, os primeiros algoritmos criados foram encontrados, por exemplo, na Mesopotâmia e na Grécia, que só evoluíram dentro da computação, principalmente com Babbage e Ada Lovelace.

Linguagens Desenvolvidas

Entre 1943 a 1945, Konrad Zuse, um engenheiro alemão responsável por criar um dos primeiros computadores, desenvolveu a Plankalkül (Program Calculus). Após ter seus materiais destruídos pela guerra, exceto o Z4, um de seus modelos de computadores, ele foi morar na vila de Hintersteiner e começou a trabalhar num método para escrever uma mensagem por meio de símbolos que poderiam ser utilizados como uma linguagem de programação. Ele descobriu que ainda não havia uma notação para algoritmos. Apesar disso,ela não foi reconhecida na época.

Em Princeton, nos Estados Unidos os pesquisadores John von Neumann e Herman Heine Goldstine também se preocuparam em como poderiam escrever um algoritmo de forma precisa que pudesse ser entendido por uma máquina. Eles desenvolveram projetos de programas para o computador EDVAC e a máquina do Instituto Avançado de Estudos de Princeton.

Haskell B. Curry sugeriu uma notação menor do que a de Neumann e Goldstine, porém a forma que descrevia os passos não foi aceitada pela comunidade científica. O que mais marcou em seus estudos foi a descoberta de algoritmos que poderiam transformar de forma apropriada expressões aritméticas em linguagem de máquina.

Outra contribuição importante para a computação foi a do cientista e matemático britânico Alan Turing, um dos pioneiros em códigos de computador. Ele pensou em um projeto de criação de uma máquina inteligente e projetou a máquina de Turin que serviu como base para os computadores atuais, bem como os conceitos de computação. Ele é considerado o pai da computação. Além dele, outros personalidades auxiliaram na produção das linguagens.

Década de 50

As primeiras linguagens eram as de máquina desenvolvidas para os primeiros computadores. Os programas eram escritos em código de máquina e inseridos no computador através de cabos. Códigos como 0001101010101.

Nessa época, os programadores viram que era difícil escrever e modificar a linguagem de máquina e logo perceberam que era necessário encontrar uma forma mais fácil de escrever os programas para computador. Assim surgiu Assembly. A Assembly é considerada de baixo nível, pois tem maior proximidade com a máquina. Ela tornou-se uma das mais usadas na época, pois estava mais próxima da máquina e da compreensão humana, cujo compilador (tradutor) trocava o código binário por uma linguagem mais compreensível. Apesar disso, ainda era considerada primitiva e os programadores começaram a buscar outras formas de escrever as linguagens de programação. Isso deu origem as linguagens de alto nível, que estariam mais próximas da compreensão do homem.

Os anos 50 trouxe também as linguagens de alto nível, utilizadas nas áreas científicas, empresarial e matemática. Linguagens como Fortran (Formula Translation), Lisp (List Processor) e Cobol (Common Business-Oriented Language) foram usadas primeiramente em aplicações com supercomputadores, na criação de software de negócios e desenvolvimento, como por exemplo nos caixas eletrônicos e pela NASA.

Assim, foi criada por John Backus, em 1954, na Califórnia, a FORTRAN, FORmula TRANSlation. Ele queria desenvolver um linguagem para realização de cálculos matemáticos complexos à baixo custo. Foi uma das primeiras linguagens de alto nível que teve sucesso, sendo utilizada na engenharia e em aplicativos científicos para a resolução de cálculos matemáticos amplos.

Posteriormente surge a linguagem LISP, criada por John McCarthy em 1958. Ela teve o objetivo de processar listas em linguagem algébrica e foi criada para descrever algoritmos e programas utilizados na inteligência artificial.

Grace HopperUm destaque importante é dado à Grace Hopper, analista de sistemas da Marinha do EUA. Ela deu origem a linguagem Flow Matic, que influenciou à criação da Cobol. Por causa de seus feitos históricos foi umas das primeiras mulheres a conquistar doutorado em computação. A Cobol foi criada em 1959 por fabricantes e usuários de computadores do governo americano e da indústria. Foi usada para a manipulação eficiente de muitos dados, especialmente para empresas e finanças.

Outras linguagens criadas na década de 50 foram:

  • Regional Assembly Language (1951);
  • Flow Matic (1958);
  • Algol (1958);
  • Lisp (1958).

Década de 60 e 70

No final da década de 60 até início da década de 70, as linguagens foram evoluindo, ALGOL 60, é um exemplo disso, foi uma linguagem nova para algoritmos que inovou a forma de se escrever códigos. Tornou-se tão popular que evoluiu para ALGOL 68. Mas entrou em defasagem levando posteriormente a criação de uma mais compreensível e estruturada, a Pascal.

Criada por Niklaus With, em 1970, Pascal é uma linguagem de alto nível usada no ensino da programação estruturada. As versões comerciais da linguagem foram amplamente utilizadas nos anos 80. É usada nos cursos da área de exatas para introdução a lógica de programação, bem como da versão atualizada de Pascal, Object Pascal e para o desenvolvimento de aplicações para o Windows. Empresas como a Apple utilizaram a linguagem para o computador pessoal Lisa, em 1983.

Outra importante linguagem é a Basic, criada em 1964 por Eugene Kurtz e George Kemeny, nos EUA, para que a população pudesse ter acesso aos computadores. Nesse período apenas cientistas e matemáticos tinham contato com o desenvolvimento de softwares para computador.

Na década de 70, a linguagem C, foi uma das favoritas. Criada em 1972 por Dennis Ritchie, ela foi desenvolvida nos laboratórios da Bell Telephone para utilização do sistema Unix. Ela é de uso geral e intermediária. Muitas linguagens originaram dela como C#, Java, JavaScript, PHP, Perl e Python. Foi usada primeiramente para multi-plataformas, para a programação do sistema Unix e para o desenvolvimento de jogos de computador.

Outras linguagens de programação criadas na década de 60 e 70:

  • CPL (1963);
  • PL/I (1964);
  • Simula 1 (1964);
  • Snobol (1962);
  • Smalltalk (1969);
  • Prolog (1970);
  • ML(1973);
  • Scheme (1975);
  • Modula (1975);
  • Ada (1979), etc.

Saiba Mais

A linguagem ADA criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi batizada com o nome de Ada Lovelace, uma das primeiras pessoas a escrever um programa no mundo.

Década de 80

Os anos 80 foi um marco, pois as empresas buscaram investir nas linguagens criadas nas décadas de 60 e 70. Um exemplo disso é a C++, uma linguagem de nível intermediário, orientada a objetos. É uma evolução da linguagem C, com melhorias. Ela foi criada por Bjarne Stroustrup em 1983. Seus usos foram para o desenvolvimento de aplicações comerciais, produção de jogos, etc. Adobe, Microsoft (Internet Explorer), Google (Google Chrome), Mozilla Firefox utilizam-na.

Outra marcante foi Objective-C. De alto nível e de uso geral, é uma ampliação da linguagem C, com a funcionalidade de transmissão de mensagens baseada em Smalltalk. Foi criada em 1983 por Brad Cox e Tom Love. Atualmente, é utilizada principalmente para a programação da Apple, para o sistema operacional OS X e IOS da Apple.

Outras linguagens importantes criadas na época:

  • Eiffel (1986);
  • Miranda (1982);
  • Object Pascal (1985);
  • Common Lisp (1984);
  • Haskell 1,0 (1987);
  • Perl (1987).

Qual foi o primeiro microcomputador brasileiro?

Os primeiros microcomputadores surgiram no Brasil na década de 1980, com o lançamento do D-8000, da Dismac semelhante ao TRS-80, um dos microcomputadores mais vendidos produzidos pela Tandy Corporation com linguagem Basic. A escolha dela foi importante, pois alcançou sucesso rapidamente, devido a facilidade de aprendizado da Basic para iniciantes em programação. Posteriormente, outras empresas investiram na produção nacional de computadores como a Prológica, a Microdigital, a Digitus, dentre outras. Em destaque, a Microdigital foi considerada a maior fabricante nacional com o lançamento dos TKs, micros inspirados nos computadores da empresa britânica Sinclair Research. Anteriormente, haviam sido criados apenas micros em laboratórios como por exemplo, o Patinho Feio, desenvolvido em 1972 pelo Laboratório da Escola Politécnica da USP.

Década de 90

Originárias das linguagens antigas, as modernas linguagens de programação vieram com um foco inovador para a rede mundial de computadores e para a orietação a objeto, tais como Python, Java e C#.

Python foi escrita por Guido van Rossum, em 1989, em Amsterdã, na Holanda. É uma linguagem de alto nível, com fácil aprendizagem e utilização. Possui licença open source, portabilidade e é muito utilizada em diversos sistemas operacionais. Empresas como Google e Yahoo fazem o uso dela.

O grande sucesso veio com Java, em 1995, que foi classificada como uma linguagem de programação orientada a objeto. Foi criada dentro da empresa Sun Microsystems por um grupo liderado por James Gosling que queriam produzir uma ferramenta capaz de ser utilizada independente de um dispositivo eletrônico. É de alto nível e pode ser usada no projeto da TV interativa, para desenvolvimento de aplicações para internet, softwares, interface gráfica, programação de rede, etc. É uma das linguagens que reuniu características de várias outras em uma, afim de produzir uma ferramenta que ‘rodasse’ em qualquer ambiente. Um dos principais usos está na produção de aplicativos para Android.

Outra que tornou-se muito popular na época foi a C#, pronuncia-se CSharp, está baseada nas linguagens Java e C++, mas tem influência de outras. Foi criada pela Microsoft, em 2001, como parte da plataforma .NET e é orientada a objetos.

Outras linguagens de programação da época foram:

  • Ruby - criada em 1993 por Yukihiro Matsumoto, no Japão. É de alto nível e influenciada pelas linguagens Perl, Ada, Lisp, dentre outras. Usada para o desenvolvimento de aplicações para internet. Empresas como Twitter, Hulu e Groupon fizeram o uso dela;
  • Lua - criada em 1993 é uma linguagem de programação desenvolvida no Brasil;
  • Javascript - criada em 1995 por Brendan Eich, da Netscape. É uma linguagem de alto nível que funciona como complemento das páginas da web. É usado para criação de formulários de submissão, animações, etc. tais como desenvolvimento de páginas dinâmicas, pdfs, navegadores, etc. Empresas como Google (Gmail) e Adobe fazem o uso de aplicações com JavaScript;
  • PHP - criada em 1995 por Rasmus Lerdorf é uma linguagem de código aberto, para uso geral. Usada principalmente para a construção de páginas dinâmicas da internet. Por isso, o código php, geralmente é embutido em um documento HTML e interpretado pelo servidor. Utilizado por Facebook, Wikipedia, Wordpress e Joomla;
  • Delphi - é uma linguagem que derivou da Pascal, criada pela Borland Software Comporation, em 1995, e foi utilizada inicialmente para a plataforma Windows e posteriormente em aplicações do Mac OS e Linux;
  • Visual Basic.NET - é uma linguagem criada pela Microsoft em 2000, orientada a objetos com suporte a UML. Geralmente é distribuída com o programa Visual Studio.NET.

A partir dessa evolução, as linguagens de programação tem sido criadas e incentivadas por empresas ou pessoas que possuem conhecimentos computacionais ligadas às áreas de Sistemas de Informação, World Wide Web, Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Engenharia e Ciências, etc.

Miniatura Infográfico História das Linguagens de Programação

Confira o infográfico sobre a História das Linguagens de Programação.

Cursos de Programação

Silhueta Programador ComputadorQuer aprender a programar? Veja algumas dicas sobre cursos gratuitos online, profissionalizantes e técnicos acessando a página:

Cursos de Programação.

Programar para Android

Androids ClipartO sistema operacional Android tem sido uma das plataformas mais populares para o desenvolvimento de aplicativos para desenvolvedores e empresas. Aprenda a Programar para Android.

Programar para IOS

iPad papel de parede floresO IOS é o sistema operacional móvel da Apple e para o desenvolvimento de suas aplicações  é necessário conhecer Objective-C. Veja algumas dicas para programar para iPad, iPhone e iPod.