Programar WebDesenvolver ou programar para web é um termo criado para profissionais que trabalham com a criação de páginas ou sites para internet ou intranet.

As páginas da internet são escritas em linguagens como HTML, JavaScript e CSS, e podem conter textos, imagens ou vídeos. Além das páginas simples, o programador poderá desenvolver páginas dinâmicas e interativas. A criação dessas últimas são mais trabalhosas e requer um certo nivel de experiência na área. Mas são páginas que contém recursos avançados como serviços de compra online, redes sociais, visualizações dinâmicas, etc.

Programação ao lado do Cliente (Client-side)

Quando o programador codifica para o cliente, ele utiliza determinadas linguagens que são capazes de rodar no computador do usuário, que poderá ver o código facilmente quando procurar pelo código-fonte de uma página da internet. Essas linguagens podem ser:

HTML - apesar do termo HTML ser estudado em um site sobre programação, o HTML não faz parte das Linguagens de Programação, mas é um Linguagem de Marcação para Hipertexto, utilizada para a criação de páginas da internet, formulários, documentos com textos, imagens e vídeos, etc.

XHTML - significa EXtensible HyperText Markup Language ou Linguagem Extensível para Marcação de Hipertexto. É uma linguagem utilizada na construção de páginas da web derivada do HTML, mas com XML.

XML - eXtensible Markup Language, é uma linguagem de marcação recomendada pela World Wide Web Consortium (W3C) para construção de documentos organizados e integrados a outras linguagens. São linguagens baseadas em XML, o XHTML, SVG, MathML, etc.

CSS - significa Cascading Style Sheets, traduzindo Folha de Estilo em Cascata. É um documento responsável por padronizar ou estilizar um site. Através do CSS, um desenvolvedor web poderá modificar a cor, o tamanho, tipo de fonte, inserir imagens, etc. em uma página da internet. O CSS trabalha em conjunto com o HTML durante a criação.

JavaScript - é uma linguagem de programação orientada a objetos capaz de trazer interatividade às páginas da internet.

Jquery - é uma biblioteca usada para o desenvolvimento de JavaScripts que irão interagir com as páginas HTML. Através dessa biblioteca pode-se criar efeitos divertidos para a página Web.

Ajax - significa Asynchronous Javascript and XML, no português, Javascript e XML Assíncronos. É uma técnica que integra as linguagens JavaScript e XML.

Flash - o Flash foi criado pela Macromedia e é uma plataforma multimídia para desenvolvimento de aplicações com áudio, vídeo, animações, páginas da web e banners publicitários. Para visualizar páginas ou aplicações do tipo é necessário ter o Adobe Flash Player instalado no computador.

Programação ao lado do Servidor (Server-side)

Quando ocorre a codificação para o servidor, o programador utiliza linguagens que irão apenas ser executadas na página, ou seja, os dados serão apenas enviados para os usuários e o seu código não é visualizado no código-fonte. Algumas linguagens para programação do lado servidor são:

PHP - é utilizada para web na produção de páginas dinâmicas e na elaboração de bancos de dados.

ASP - assim como o PHP, foi criada com o objeto de elaborar aplicações para web interativas utilizando uma linguagem de scripts que roda pelo servidor. Originou-se do Visual Basic, da Microsoft.

.NET - foi criada pela Microsoft e reúne as tecnologias para desenvolvimento e integração de aplicações do ambiente .NET.

Perl - é uma linguagem que auxilia na construção de aplicações CGI para internet.

CGI - um dos sistemas antigos para desenvolvimento de páginas dinâmicas no servidor. São criadas principalmente através da linguagem Perl, mas outras linguagens podem ser utilizadas para criá-los. Outras linguagens populares utilizadas pelo servidor são JAVA, Python, Django e Ruby.

Banco de Dados

Para a estruturação de banco de dados, o programador poderá utilizar os seguintes:

MySQL - considerado um dos sistemas de banco de dados mais procurados na internet, por ser de código aberto, contribui para a criação de um banco de informações que serão agrupadas e organizadas. É estruturado na linguagem SQL, uma das mais utilizadas para gerenciar conteúdo de banco de dados.

Existem outros sistemas utilizados para gerenciamento de banco de dados como Oracle, Microsoft SQL Server, PostgreSQL, Firebird, SQLite, Apache Derby, DB2, etc.

Na internet, o programador poderá encontrar diversos cursos que ensinam a programação web e muitos artigos gratuitos são disponibilizados, basta se dedicar e estudar.

Programas para Desenvolvimento de Páginas

Dreamweaver - programa criado pela Adobe que tem o objetivo de desenvolver páginas para internet com eficácia.

Fireworks - programa desenvolvido pela Macromedia que está sob o domínio da Adobe responsável pela edição de imagens e desenhos vetoriais.

Flash - software que contribui com o desenvolvimento de aplicações interativas para páginas web.

O programador web ainda em sua área de atuação poderá entrar em contato com outros profissionais como o web design ou o arquiteto da informação.

Cursos de Programação

Silhueta Programador ComputadorQuer aprender a programar? Veja algumas dicas sobre cursos gratuitos online, profissionalizantes e técnicos acessando a página:

Cursos de Programação.

Programar para Android

Androids ClipartO sistema operacional Android tem sido uma das plataformas mais populares para o desenvolvimento de aplicativos para desenvolvedores e empresas. Aprenda a Programar para Android.

Programar para IOS

iPad papel de parede floresO IOS é o sistema operacional móvel da Apple e para o desenvolvimento de suas aplicações  é necessário conhecer Objective-C. Veja algumas dicas para programar para iPad, iPhone e iPod.